Profuncionário

Profuncionário

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TURMA: MULTIMEIOS DIDÁTICOS- Módulo II - Atividade 1

De acordo com o filma assistido (A Missão), como era a relação entre os nativos e os colonizadores? Faça um breve relato do que foi visto no filme, acrescentando o que mais lhe chamou atenção.

21 comentários:

  1. Desde o suposto descobrimento do Brasil, existe uma relação muito desigual entre os nativos (índios) e os colonizadores, que nunca deixaram de estar presentes. Diga-se de passagem que nos primeiros relacionamentos colonizadores/nativos, houve muita opressão, imposição de costumes,culturas, crenças e interesses diversos que aos poucos impregnaram suas descendências, marcando-as com o que outrora foi imposto aos nativos.
    O que mais me chamou atenção, foi o papel desempenhado pela Igreja Católica, através daqueles que serviam aos interesses de classes dominantes, interesses estes que eram de cunho religioso, comercial e político, uma troca de favores entre aqueles que mandavam.

    Ednayran Guedes de Morais Silva

    ResponderExcluir
  2. O filme "A Missão" relata os interesses colonialistas em vista do enriquecimento e colonização. O filme mostra os conflitos dessa relação, uma pequena amostra do impacto da chegada do povo europeu para os indígenas. No final do filme os índios chegam ao ponto de negar a sua cultura e valorizar a do homem branco, por exemplo quando os índios deixam de morar na floresta e passam a acreditar que as vilas são os seus verdadeiros lares, foi o que mais me chamou atenção no filme. E não podemos esquecer do genocídio que os colonizadores cometeram contra a população indígena, o que foi bastante chocante.

    Nívea Tatiane
    Turma: Multimeios Didáticos

    ResponderExcluir
  3. Os jesuítas ficaram numa situação muito delicada, porque se por um lado apoiassem os indígenas, que foi o que eles fizeram seriam considerados rebeldes pela igreja católica e, se ao contrário perderiam a confiança dos mesmos.
    Os jesuítas lutaram arduamente,até o fim para defenderem os índios, mas se depararam com interesses econômicos por parte da realeza.
    Lindailda D. dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Os jesuítas ficaram numa situação muito delicada, porque se por um lado apoiassem os indígenas, que foi o que eles fizeram seriam considerados rebeldes pela igreja católica e, se ao contrário perderiam a confiança dos mesmos.
    Os jesuítas lutaram arduamente,até o fim para defenderem os índios, mas se depararam com interesses econômicos por parte da realeza.
    Lindailda D. dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Existia uma relação muito desigual, entre os nativos e colonizadores. Os nativos houve muita pressão devido seus costumes, crenças, culturas. O que mais chamou a tenção foi o que os colonizadores cometeram contra apopulação, isto foi muito muito chocante, tudo sempre pelo o poder.
    Ivanilda Pereira de L. Rocha
    02/11/20011

    ResponderExcluir
  6. A missão dos Jesuítas era a catequização dos nativos (índios), estes que eram esquecidos mas produziam e trabalhavam na terra.
    Esta missão era árdua mas o compromisso era bem maior, o de pregar o amor de Deus .
    A coroa portuguesa (portugueses) capturavam os índios e usava-os como escravos nas plantações e nos minérios do Brasil.
    Então, como não houve um entendimento entre os portugueses e os índios, se deu inicio a uma certa guerra, onde morreram muitas pessoas, e vários danos foram causados .

    Socorro Leite , 02/10/11
    Secretaria Escolar ;

    ResponderExcluir
  7. Embora tivesse como objetivo a difusão da fé e a convenção dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da igreja, o estado se responsabilizava pelo o envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da proteção dos cristãos.
    Antonia Alves Rocha Martins
    Secretaria

    ResponderExcluir
  8. Durante o século XVIII o movimento missionário enfrentou problemas na América do Sul, em aréas de litigios entre o colonialismo Espanhol e Português. No Sul do Brasil a população indigenas dos sete povos das missões, foi subimetida pelo tratado de Madrid(1950, um dos principais "tratados de limites" assinados por Portugal e Espanha para definir as aréas colonizadas.
    Maria Lúcia da Silva Gomes de Lima
    Secretaria

    ResponderExcluir
  9. Os Jesuitas tinha como objetivos a conversão dos nativos, as missões como instrumentos do colonialisno, onde em troca o estado responsabilizava a manutenção dos missionários pela proteção dos cristãos, para defender sua permanência. Os Jesuitas decide ficar na missão sem lutar.
    Luíza Nogueira Santos Pereira
    Secretaria

    ResponderExcluir
  10. A relação entre os nativos e os colonizadores eram de muito conflito,brigas. Os padres estavam lutando para conseguir as terras para os indios e para que houvesem harmônia entre todos em suas moradias.A missão dos padres foi muito importante nessa luta para se unirem fazendo um bom trabalho, deixando de lado as cincustâncias que houve a desunião.
    Aluna: Maria Vilani
    Turma: Secretaria de Escola

    ResponderExcluir
  11. O filme (A missão) nos mostra que os interesses econômicos sempre fizeram parte da ganância do homem. Os colonizadores com o apoio da igreja massacraram os índios e os jesuítas que defendiam os interesses indígenas, a maioria deles foram motos por lutarem por suas terras que os colonizadores queriam tomar posse.

    Rineide Cavalcante
    Turma: Secretaria Escolar

    ResponderExcluir
  12. A relação não era das melhores por que cada um tinha seus interesses, principalmente a luta pelas terras. O filme falava da missão dos jesuítas em evangelizar os nativos e de lutarem juntos pelas terras e a liberdade das mesmas.

    Vera Lúcia da Silva Cavalcante Batista
    Turma: Secretaria Escolar

    ResponderExcluir
  13. A relação entre os nativos e os colonizadores, eles estavam em conflito, houve brigas entre eles, os padres estavam lutando para conseguir as terras para os indios e para que houvesse harmônia entre todos em sua moradia. A missão nessa luta foi muito importante para se unirem fazendo um bom trabalho, deixando de lado as circunstancia de lado que não houvesse a desunião.

    ALUNA:LUCIENE DE SOUZA FERREIRA
    TURMA: SECRETARIA DE ESCOLA

    ResponderExcluir
  14. Nesse filme podemos destacar o conflito entre colonos e jesuitas,o qual foi muito bem abordado,descrevendo a existência de rivalidades entre os jesuitas e os colonos, visto os colonos estar constantimente em busca insistente de bens a lucros, e com isso infligiam tratados e normas que região a situação dos indígena.O que mais me chamou atenção foi a luta do padre pela conquista das terras.
    ALUNA: SONIA SOLANGE NOGUEIRA CABRAL
    TURMA:SECRETTRIA DE ESCOLA.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O filme a missão é um relato onde conta a história de alguns padres jesuitas que vinheram para o Brasil na intenção de conquistar os índios. mas era uma missão quase impossível, por causa dos lugares que eles tinham que ir de difícil acesso. E ainda por causa dos índios que não acreditavam muito neles.
    Na medida do possível foram mostrando carinho, amor, solidariedade e dedicação uns para com os outros até que conseguiram a confiança deles.
    Com o passar dos tempos os Portugueses com ambição nas terras brasileiras quiseram fazer os índios de escravos.
    Dai surgiram os confltos ente ales ( Índios e Portugueses ) onde gerou uma grande guerra, havendo um grande massacre sobre os índios. E alguns jesuitas que ficaram do lado dos índios acabaram morrendo com eles.
    José Ildo Ferreira Silva
    Secretaria Escolar

    ResponderExcluir
  17. O filme a missão ralata a chegada dos padres jesuitas no brasil com interesse de catequizar os indios, na qual com o passar do tempo mostraram ter consquitado a confiança deles.
    Dai surgiram os confltos entre indios e Portugueses onde gerou uma grande guerra, havendo um terrivel massacre sobre os índios. E alguns jesuitas que ficaram do lado dos índios acabaram morrendo com eles.

    Turma: Secretaria de Escola
    Aluna: Rosana Pereira da Silva

    ResponderExcluir
  18. O filme "A Missão" nos mostra a colonização da América do Sul, pelos espanhóis e portugueses no século XVIII, mostrando as missões jesuítas católicas ocorridas nesse período.
    Podemos ver no filme a discriminação que os índios sofriam dos colonizadores que os tratavam como meros animais selvagens, a escravidão que foi imposta a uma enorme quantidade deles, a luta pelo controle de terras indígenas colonizadas,a igrevja que praticamente os abandonou quando viu que estava perdendo o controle na região e simplesmente deixou acontecer o massacre, e claro os jesuitas acabaram se voltando contra os colonizadores e a própria igreja na busca pela proteção dos ìndios e de suas terras.

    ResponderExcluir
  19. O relacionamento entre nativos e colonizadores do filme A Missão demonstra uma relação dramática de poder, submissão e fé. O filme de Robert Bolt, dirigido por Roland Joffé tem como atores originais Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson e conta uma história passada no final do século XVIII de um mercador de escravos que faz da violência seu modo de vida. Ele mata o próprio irmão na disputa pela mulher amada, mas se arrepende e o remorso o leva a juntar-se aos jesuítas nas florestas amazônicas. Lá, ela fará de tudo para defender os índios que antes escravizava. Os índios eram cassados e forçados a servir como escravos nas plantações dos colonos europeus. A Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta, com a missão de evangelizar os índios e depois de convertidos à fé cristã estariam salvos da escravidão. Nesse ínterim, iniciou-se o processo de uso das Entradas e Bandeiras, incursões nas matas de grupos de caçadores de novos escravos, na região das missões jesuíticas. Aí se deu um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados e que já conheciam além da escrita, a bíblia e até música clássica. O filme retrata esse período da chegada dos Bandeirantes às missões em reduções espanholas. As cortes iluministas da Europa opuseram-se aos ensinamentos dos jesuítas e a influência que eles exerciam sobre os nativos. Também as autoridades portuguesas viam certas vantagens de se livrar da mão religiosa nessa área, em conluio com a coroa espanhola e o enviado do Papa massacraram o povo indígena.(Wikipédia)
    Eliane Maria Marques Pereira
    Curso Técnico em Multimeios Didáticos

    ResponderExcluir
  20. Após a descoberta do Brasil,havendo falta de mão-deobra.Os índios eram passados e forçados a servir como escravos nas plantações dos Colonos europeus. Convertido a fé cristã, os índios estariam a salvo da escravidão.Iniciou-se o processo das entradas e bandeiras,incursões na mata de grupos de caçadores de novos escravos na região da missões jesuítas.Ai se deu um cronfonto histórico,em que as missões dos ídios catequizados,que já conhecia a música clássica, a escrita e a bíblia viriam a ser capturados e eventualmente,em confronto com os bandeirantes.
    O filme retrata período das chegadas dos bandeirantes as missões.É o único apoio às missões seria o rei da Espanha, é certo que as autoridades portuguesas viam certas vantagens em livrar-se da presença da mão religiosa,pretendendo escravizar as comunidades índios obrigados sob a proteção das missões.O filme procede por à exclusão da catequização dos índios por conta da pressão e possível supressão da ordem jesuíta acusada de degicídio pelo Marquês de Pombal ficando estes à mercê dos bandeirantes e alguns jesuítas permanecem tentando defendê-las.

    ResponderExcluir
  21. A Missão , nome original (The Mission) é um filme de 1986, produzido na Inglaterra, Robert Bolt, e dirigido por Roland Joffé elenco de atores originais Robert de Niro, Jeremy Irons, Lian Neeson
    No século XVIII, na América do Sul, um violento mercador de escravos indígenas, arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo como missionário jesuíta em Sete Povos das Missões, região da América do Sul reivindicada por portugueses e espanhóis, e que será palco das "Guerras Guaraníticas.
    Ao longo dos séculos XVI e XVII várias missões católicas foram criadas pelos jesuítas na América do Sul. Surgidas no século XIII, com as ordens mendicantes, esse trabalho de evangelização e catequese, desenvolveu-se principalmente nos séculos XV e XVI, no contexto da expansão marítima européia.
    Embora tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da proteção aos cristãos.
    Durante o século XVIII o movimento missionário enfrentou problemas na América do Sul, em áreas de litígio entre o colonialismo espanhol e português. No sul do Brasil, a população indígena dos Sete Povos das Missões, foi submetida pelo Tratado de Madrid (1750), um dos principais "tratados de limites" assinados por Portugal e Espanha para definir as áreas colonizadas.
    Pelo Tratado de Madrid, ficava estabelecida a transferência dos nativos para margem ocidental do rio Uruguai, o que representaria para os guaranis a destruição do trabalho de muitas gerações e a deportação de mais de 30 mil pessoas. A decisão foi tomada em comum acordo entre Portugal, Espanha e a própria Igreja Católica, que enviou emissários para impor a obediência aos nativos. Os jesuítas ficaram numa situação delicadíssima, pois se apoiassem os indígenas seriam considerados rebeldes, e se contrário, perderiam a confiança deles. Alguns permaneceram ao lado da coroa, mas outros, como o padre Lourenço Balda da missão de São Miguel, deram todo apoio aos nativos, organizando a resistência desses índios à ocupação de suas terras e à escravização. Dá-se o nome de "Guerras Guaraníticas" para esse verdadeiro massacre dos nativos e seus amigos jesuítas por soldados de Portugal e Espanha.
    (HISTORIANET)
    Maria Áurea Alves Silva Elias
    Curso Técnico em Multimeios Didático

    ResponderExcluir