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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TURMA MULTIMEIOS DIDÁTICOS - Módulo III - Atividade 1

 - No fime "Cidade de Deus" há endoculturação? Justifique?
 - Na sua opinião, qual foi a intenção do autor do módulo ao sugerir aos cursistas que assistam ao filme "Cidade de Deus"?
 - Faça um paralelo entre o filme e a Unidade 1 do módulo III.

Um comentário:

  1. De acordo com o significado da palavra endoculturação, compreende-se o processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infância. Além disso, o processo que estrutura o condicionamento da cultura, dando estabilidade a ela. Cada indivíduo adquire as crenças, o comportamento, os modos de vida da sociedade a que pertence. Ninguém aprende, todavia, toda a cultura, mas está condicionada a certos aspectos particulares da transmissão de seu grupo. As sociedades não permitem que seus membros ajam de forma diferenciada. Assim,todos os atos, comportamentos e atitudes de seus membros são controlados poe elas. (Marina de Andrade Marconi).
    Nesse sentido, compreende-se que no filme Cidade de Deus é possível observar largos traços de endoculturação, porque uma grande maioria dos moradores daquela comunidade assimila valores, códigos e hábitos e de onde nasceram e nele viveram. Penso que o autor do módulo quis que refletíssimos sobre influência cultural e modelo de comportamento e tomou como exemplo as favelas do Rio de Janeiro, que há anos constitui um espaço cruel de degradação social e humana.
    Fazendo um paralelo entre o filme Cidade de Deus e a primeira unidade do módulo três 'O devir humano', compreende-se que o pensamento e o comportamento dos homens se constroem no ambiente onde eles crescem, se desenvolvemm e se envolve com osoutros membros daquela comunidade. Como se sabe,é próprio da natureza humana imitar, mas quando a criança nasce e quase na sua totalidade biológica e quando vai crescendo vai fazendo exatamente aquilo que lhe ensinam, tanto é assim que vemos crescer nos bebês os costumes daquelas pessoas com quem convivem. Depois, da escola e da igreja que frequentam vão assimilando outros valores. Também de outros grupos sociais que participam aprendem costumes que são determinantes para as escolhas que fazem para vida.
    A história do filme é contada por Buscapé, jovem negro, fotógrafo do jornal do Brasil, morador da favela da Cidade de Deus, que narra a evolução dessa favela no Rio de Janeiro, através da trajetória de Dadinho, depois de Zé pequeno e de seus comparsas. Das origens na década de 1960, com o surgimento da primeira gang de assaltantes, até os primórdios dos anos de 1980, onde o grande negócio é boca de fumo e narcotráfico, acompanha-se o desenvolvimento da marginalização da favela. As crianças e os jovens são bandidos quase por natureza, jogados no mundo e destinados à morte.É um universo infernal de dissolução social assolado pela pobreza. Por outro lado, a ausência do poder público só acentuam as formas de socialização e da perpetuação da cultura assumidas pelos jovens que se degradam na mesma medida da degradação do espaço urbano.
    Eliane Maria Marques Pereira - Turma Multimeios Didáticos

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